header top bar

section content

Mais estados, VAR, novas regras, repatriados… veja 10 motivos para não perder o Brasileirão 2019

Bola rola neste sábado para quatro jogos: São Paulo x Botafogo, Atlético-MG x Avaí, Chapecoense x Internacional e Flamengo x Cruzeiro

Por Globo Esporte

27/04/2019 às 10h37

A espera acabou, e finalmente a bola volta a rolar para o Brasileirão! Neste sábado, a principal competição do país tem início com quatro jogos – São Paulo x Botafogo, Atlético-MG x Avaí, Chapecoense x Internacional e Flamengo x Cruzeiro. Vários times na briga, rivalidades estaduais e nomes importantes já são ingredientes para você não perder nada, mas nós preparamos uma lista para reforçar a ideia.

+ Veja a tabela completa do Campeonato Brasileiro 2019

+ Veja os favoritos no Guia da competição

De nomes repatriados e jovens que podem dar adeus em breve a estreia do VAR e novas regras implementadas, passando até por um possível enriquecimento de vocabulário – entenda abaixo -, listamos 10 motivos para não perder o Brasileirão 2019. Confira:

1. O VAR dá as caras

Será o primeiro Campeonato Brasileiro com o recurso do árbitro de vídeo, que atuará em todas as 380 partidas. A CBF já visitou 28 estádios, e 20 deles foram homologados para a rodada inicial – o vigésimo foi a Arena da Amazônia, palco de Botafogo x Corinthians, pela terceira rodada. A lista total conta com 45 estádios. Clique aqui e saiba mais!

2. Novas regras

Também será o primeiro Brasileirão após as mudanças anunciadas pela International Football Association Board. Entre as novidades divulgadas pela Ifab e adotadas pela CBF, estão: cartões para técnicos e membros da comissão técnica, local de substituições de jogadores e critério para toque de mão. Veja todas com detalhes aqui!

3. Jovens de saída

O Brasileiro 2019 pode ser a última chance para vermos de perto nomes promissores e que em breve podem estar na Seleção. Um deles já tem adeus confirmado: Rodrygo, do Santos, com contrato assinado com o Real Madrid. Mas alguns outros também podem partir nos próximos meses, como Pedro (Fluminense), Antony (São Paulo) e Jean Pyerre (Grêmio).

4. Repatriados

Se alguns podem sair em breve, outros que já brilharam no Brasileirão em edições passadas estão de volta. São os casos de Alexandre Pato (três anos fora) no São Paulo, Ricardo Goulart (quatro) no Palmeiras, Diego Tardelli (quatro) no Grêmio e Ganso (três) no Fluminense, entre outros.

5. Vocabulário enriquecido?

Enea, deca… Você sabe nomear um time campeão 11 vezes? Pois o Palmeiras, caso vença novamente a competição, será UNODECACAMPEÃO. Você certamente não tem o costume de ouvir esse termo, já que, tirando os estaduais, nenhum clube da Série A antes chegou na casa dos dois dígitos de conquistas em algum torneio. Favorito mais uma vez, será que o time de Felipão amplia a vantagem no topo do ranking de campeões nacionais?

6. Mais estados

Desde que o atual formato, de pontos corridos com 20 clubes, foi adotado, nunca antes uma edição de Brasileiro teve tantos estados representados. Em 2019, são 10: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O primeiro, inclusive, volta a ser representado na elite após 31 anos.

7. Estrelas da Copa América

Em ano de Copa América no Brasil, a principal competição do país está repleta de jogadores que devem figurar entre as seleções sul-americanas. Nomes como Arrascaeta, Kannemann, Cuéllar, Gustavo Gómez, Gatito Fernández e Arboleda, entre outros, podem enfrentar o Brasil no torneio que começa no dia 14 de junho – e dá uma pausa no Brasileirão por cerca de um mês.

8. Jorge Sampaoli

Presente nas últimas duas Copas do Mundo – à frente de Chile, em 2014, e Argentina, em 2018 -, o argentino fará sua primeira participação em Campeonatos Brasileiros. No comando do Santos, o bicampeão da Copa América tem uma sina de fracassos de estrangeiros para quebrar. Até o momento, tem eliminações na semifinal do Paulista e na primeira fase da Copa Sul-Americana, mas trabalho elogiado e 64,58% de aproveitamento.

10. Vaga na Supercopa do Brasil

A CBF anunciou para 2020 a primeira edição do novo torneio, que vai opor campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Será a primeira vez, portanto, que um campeão nacional garantirá a chance de levantar um troféu logo no começo da temporada seguinte. Imagina se já existisse nas últimas temporadas? Palmeiras x Cruzeiro, Corinthians x Cruzeiro, Palmeiras x Grêmio…

 

 

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/mais-estados-var-novas-regras-repatriados-veja-10-motivos-para-nao-perder-o-brasileirao-2019.ghtml

Recomendado pelo Google: