Corinthians lança campanha de marketing que trata corinthianismo como religião
Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Timão, explica ação no "Bem, Amigos"
Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Timão,Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Timão,Corinthians lançou na noite desta segunda-feira, no programa “Bem, Amigos”, do SporTV, sua nova campanha de marketing, batizada de “Corinthianismo – Fiel até o fim”.
Com a ação, o Corinthians pretende reforçar e resgatar alguns de seus valores, como o lado sofredor da torcida, que encara o clube como uma religião.
Presente no programa, o diretor de marketing do Timão, Luis Paulo Rosenberg, explicou a ideia da campanha:
– O grande desafio do marketing de um clube de futebol é buscar a alma. Se você encontrar a alma da sua torcida, e cada um é diferente, tem uns que veneram o passado, outros tem enorme prazer em “cornetear”, outros fazem um carnaval o ano inteiro. A gente sempre procurou onde está o Corinthians. Onde está nossa diferença? Nestes dez anos em que a gente luta com esse desafio, para mim fica claro: a diferença está na forma como a Fiel se relaciona entre si – comentou.
– Foi uma década de grandes vitórias para o Corinthians. De repente, a gente começou a perceber que nosso DNA estava sendo perdido. O que nos une é que sempre soubemos que sofrer faz parte da vida. E que é da nossa solidariedade que construímos um time diferente […] Tentamos recuperar esse sentimento. Se somos maloqueiros e sofredores, graças a Deus, temos de recuperar esse sentimento – completou o diretor, que disse que o Timão não teve custos com a campanha.
Além do vídeo, “Corinthianismo – Fiel até o fim” conta com dez mandamentos cravados em pedra instalada na Arena Corinthians, santinhos entregues à torcida, terço próprio e ações nas redes sociais. O Timão também lançará um site com uma vela que o torcedor pode acender para mandar energia positiva ao clube, um confessionário digital, no qual o Fiel pode revelar o que já fez pelo Timão em, texto, áudio ou vídeo, e um livro com a doutrina e história do corinthianismo (com milagres, peregrinações e cânticos).
Também presente no “Bem, Amigos”, Walter Casagrande, ex-jogador do Corinthians e hoje comentarista do Grupo Globo, opinou:
– Não vou falar como comentarista, pois teria uma visão crítica, nem vou falar como jogador. Vou falar como corintiano. Minha família todinha era corintiana, só ouvia falar disso em casa, as histórias que ouvia contar era da quebra do tabu do Santos, da Copa de 1970, que o Rivellino era melhor que o Pelé […] Na escola eu era zoado que meu time não ganhava, vi a maravilhosa invasão de 76, o título de 77. Como torcedor, eu acho que a torcida do Corinthians é sofredora. Vejo da seguinte maneira: não pega religião alguma, se encaixa muito bem com a torcida corintiana. Por conhecer o Sócrates, acho que ele não se colocaria nessa posição. Ele era humilde, um cara que todos valiam a mesma coisa na roda dele. Mas o torcedor corintiano olha o Sócrates como um deus, um profeta. Agora vem a pergunta: isso vai ser comercializado, quanto vai valer isso? (kit com produtos da campanha).
Na sequência, Rosenberg falou que o foco do clube não é ganhar dinheiro com a campanha, mas sim elevar a autoestima do torcedor.
– Faço um pedido: faça um preço acessível (do kit) para que todos os torcedores possam comprar – emendou Casagrande.
O trabalho foi desenvolvido pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, a mesma que lançou as campanhas “República Popular do Corinthians”, em 2010, e “Epidemia Corinthiana”, em 2012.
– O que nós queremos mostrar é o seguinte: podemos continuar sofredores porque as vitórias virão. Nós nunca vamos perder a crença, essa fé, não à toa somos a Fiel. O fato de nosso estigma ser fiel, sugeriu um comportamento religioso, de esperança, um ritual… A gente afunda e volta – afirmou Rosenberg.
Fonte: Sportv - https://sportv.globo.com/site/programas/bem-amigos/noticia/video-corinthians-lanca-campanha-de-marketing-que-trata-corinthianismo-como-religiao.ghtml
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