Netinho, Bronze no Taekwondo, é recebido em desfile de carro aberto do Corpo de Bombeiros, em João Pessoa
Natural de João Pessoa, Netinho, de 26 anos, orgulhou os brasileiros e os paraibanos em particular, ao conquistar a terceira medalha de Bronze para o Taekwondo brasileiro em Olimpíadas, após derrotar o espanhol Javier Perez Polo na categoria até 68 kg, nas Olimpíadas de Paris 2024
O governador João Azevêdo recepcionou, no fim da manhã dessa sexta-feira (23), na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, o medalhista olímpico na modalidade Taekwondo nas Olimpíadas de Paris, Netinho.
A recepção preparada pelo Governo da Paraíba incluiu, ainda, desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros, que saiu do Aeroporto Castro Pinto, passou pelas ruas de Bayeux, pelo Centro da Capital e ainda pelos bairros Jaguaribe e Rangel, sendo este último onde o atleta morou.
Na solenidade, que contou com a presença de amigos e familiares de Netinho, primeiro medalhista individual da Paraíba, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos feitos pela Paraíba no esporte, a exemplo do Programa Bolsa Esporte.
“É um orgulho muito grande essa conquista de Netinho, que, com sua dedicação e esforço, é um atleta apoiado pelo Programa Bolsa Esporte e que há muito tempo já vem trilhando um caminho que a gente sabia que chegaria muito bem às Olimpíadas. A partir dessa premiação, Netinho servirá de exemplo, para mostrar às pessoas, para mostrar aos nossos jovens que, quando você se dedica verdadeiramente, o retorno vem”, disse o gestor.
“Estamos aqui para celebrar esse momento. Agora, temos de entender claramente — e aqui vai uma mensagem para cada atleta que está aqui, para cada jovem — que essa medalha é resultado de um esforço individual, de dedicação individual, por mais que a gente tenha participado, ajudado de alguma forma”, observou João Azevêdo, ressaltando os incentivos que o esporte tem tido do Governo, fazendo da Paraíba a sede de grandes eventos esportivos, como o Circuito de Vôlei de Praia, no fim de outubro, e os Jogos da Juventude, em novembro, com a participação de mais de quatro mil atletas.
AGRADECIMENTO DE NETINHO
Ao chegar à Vila Olímpica Parahyba, Netinho agradeceu o evento de recepção promovido pelo Governo da Paraíba e também ressaltou a importância do Bolsa Esporte em sua dedicação ao Taekwondo e na conquista da medalha de Bronze nos Jogos de Paris 2024.
“Eu não estava esperando uma recepção como esta e quero aproveitar para agradecer esse momento — eu nunca imaginei que eu seria recebido assim. É um orgulho levar o nome da Paraíba para o mundo. Quero agradecer ao Governo do Estado, em nome do governador João Azevêdo, que está melhorando muito o esporte na Paraíba — era uma coisa que eu sempre frisei muito, pois acho que o esporte é uma das melhores saídas para o jovem hoje”, comentou.
Secretário – O secretário de Estado da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, disse que os investimentos do Governo da Paraíba no segmento tem feito do Estado celeiro de várias modalidades, como o Taekwondo. “São mais de 550 atletas, paratletas e técnicos que recebem mensalmente ajuda do Governo do Estado, e isso tem fomentado muito que a Paraíba continue a ser esse celeiro”, comentou.
O presidente da Federação Paraibana de Taekwondo (FPTO), Tomaz Azevedo, agradeceu os investimentos do Governo da Paraíba na modalidade, a exemplo da entrega de coletes eletrônicos, em 2021, melhorando a qualidade técnica de atletas como Netinho. “Eu não tenho dúvidas de que essa conquista de Netinho se deve também à valorização que o governador João Azevêdo tem dado ao esporte, em especial ao Taekwondo”, acrescentou.
A solenidade de recepção ao medalhista olímpico Netinho foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro; pelo secretário-executivo da Sejel, Harlen Vilarim; pelo secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e pelo deputado estadual Gilbertinho, entre outras autoridades e representantes do segmento esportivo.
Feito histórico — Edival Pontes, o Netinho do Taekwondo, foi o sétimo da história paraibana a subir no pódio de uma edição dos Jogos Olímpicos, sendo o primeiro em esporte individual. Antes dele, alcançaram esse feito Mazinho, prata no futebol nos Jogos de Seul em 1988; Zé Marco, prata no vôlei de praia nos Jogos de Sidnei em 2000; Hulk, prata no futebol em Londres 2012; Douglas Santos, ouro, também nos gramados, em 2016; e o goleiro Santos e o atacante Matheus Cunha foram campeões olímpicos nos Jogos de Tóquio 2021.
Natural de João Pessoa, Netinho, de 26 anos, orgulhou os brasileiros e os paraibanos em particular ao conquistar a terceira medalha de Bronze para o Taekwondo brasileiro em Olimpíadas, após derrotar o espanhol Javier Perez Polo na categoria até 68 kg.
Em seu discurso, no ginásio 2 da Vila Olímpica Parahyba, Netinho agradeceu a conquista a seu Nino, pai do atleta que faleceu recentemente e que foi o grande responsável por Netinho ter conhecido o Taekwondo, aos sete anos de idade.
Bolsa Esporte – O programa tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, sendo destinado aos atletas e técnicos de rendimento das modalidades olímpicas e paraolímpicas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, podendo também ser admitidos aos atletas, paratletas e aos técnicos de rendimento de modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Paralímpico Internacional. Os investimentos são da ordem de R$ 5 milhões.
MAIS FOTOS:
DIÁRIO ESPORTIVO
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário