header top bar

section content

VÍDEO: Ator Nanego Lira faz apelo para que o Museu do Futebol de Cajazeiras tenha local próprio

Nanego pede apoio do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil para ajudar o professor e historiador Reudesman Lopes na luta pela sede do museu

Por Luis Fernando Mifô

24/10/2024 às 18h55

O ator cajazeirense Nanego Lira, que faz o Padre Zezo na novela “No Rancho Fundo”, da TV Globo, divulgou um vídeo em que faz um apelo para que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil apoie a luta do professor e historiador Reudesman Lopes para ter um espaço fixo onde ela possa instalar o Museu do Futebol de Cajazeiras.

Em maio desse ano, Reudesman expôs seu rico acervo futebolístico no Espaço Cultural Eliézer Rolim, no Centro de Cajazeiras, graças a uma concessão da prefeitura que vai até dezembro. Depois disso, se não houver renovação da parceria, o historiador voltará a procurar um espaço para o museu.

“A gente precisa prestar mais atenção, chegar mais junto dessa luta do professor Reudesman. É um cara que tem feito um esforço gigantesco para manter essa história do futebol na nossa cidade”, apela Nanego.

O acervo é um dos maiores do Brasil com o tema futebol. São 942 peças catalogadas, entre camisas históricas, fotografias raras, troféus e centenas de outros objetos que contam a rica história do futebol, não só de Cajazeiras, mas também da Paraíba e do Brasil.

Parte do acervo do Museu do Futebol de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

“É importante para todo mundo conhecer a nossa história. Um povo sem história, é um povo que não existe”, ressalta o ator cajazeirense.

Entre as relíquias, destacam-se uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé; uma camisa do Flamengo autografada por Zico; itens do Memorial de Perpétuo Correia Lima, maior jogador da história do futebol de Cajazeiras; uma camisa e a única fotografia do Pitaguares Futebol Clube, primeiro clube de futebol fundado em Cajazeiras, em 1923.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: