header top bar

section content

Demissão de Mano Menezes assombra pressionado Tite; veja motivos para o retorno do treinador ao Timão

Ex-comandante da seleção deixou o Flamengo após derrota para o Furacão

Por

20/09/2013 às 07h56

A derrota de virada do Flamengo para o Atlético-PR na noite desta quinta-feira (19) custou o cargo do técnico Mano Menezes. O ex-comandante da seleção brasileira não escondeu sua frustração com o resultado e pediu demissão em entrevista coletiva no Maracanã. Quem também deve ter ficado abalado com a notícia é o técnico Tite, que já estava pressionado com a má fase corintiana e agora terá a sombra de seu antecessor. Ambos os treinadores ganharam muitos títulos pela equipe alvinegra.

Tite vive seu pior momento no Corinthians desde a vexatória eliminação diante do Tolima, da Colômbia, na Pré-Libertadores de 2011. Apesar de ter conquistado dois títulos no ano — Paulistão e Recopa Sul-Americana —, a equipe não vem mostrando um bom futebol e coleciona cinco jogos sem vencer no Brasileirão. A paciência da torcida parece ter acabado com o treinador, que também vem demonstrando desânimo nas entrevistas

Campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes (além dos títulos de 2013) pelo Timão, Tite já havia declarado no fim do ano passado que seu ciclo no clube poderia estar chegando ao fim e que, segundo ele, dirigir a mesma equipe por mais de três anos é algo muito desgastante 

Até o momento, a diretoria do Corinthians deu total respaldo a Tite e garantiu que o treinador não corre riscos de perder o cargo. No entanto, a entrada de Mano Menezes no mercado pode mudar completamente o panorama. O ex-treinador do Flamengo também é muito querido no Parque São Jorge e seria o sucessor ideal de Tite para a próxima temporada.

Mano chegou ao Corinthians no final de 2007, em período conturbado na história do clube, logo após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2008, montou a equipe que retornou à elite, como campeã da Segunda Divisão, batendo recordes da competição. No ano seguinte, 2009, com a ajuda do craque Ronaldo Fenômeno, levou a equipe às conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil daquele ano.

No centenário do clube, em 2010, Mano Menezes fracassou no projeto libertadores, ao ser eliminado pelo Flamengo nas oitavas de final. Abatido, colocou seu cargo à disposição, mas foi mantido pelo então presidente Andrés Sanches. No Brasileirão daquele ano, o Corinthians era líder da competição, até que Mano foi chamado para assumir a seleção brasileira…

O treinador chegou à seleção com o objetivo de renovar o time, experimentar novos jogadores e montar a equipe para a Copa do Mundo de 2014. Começou bem, com vitória sobre os EUA, mas não conseguiu grandes conquistas, perdendo a Copa América de 2011 e as Olímpiadas de 2012. Com os fracassos, foi demitido pela CBF, que escolheu Felipão como seu substituto.

Além de ter conquistado títulos, Mano Menezes se tornou queridinho da diretoria alvinegra por dois fatores: aceitou assumir a equipe que disputaria a Série B de 2008 e foi fundamental na reorganização do clube. A forma como o treinador ganhou a confiança do grupo e conseguiu colocar Ronaldo em forma também chamou a atenção.

Mano Menezes pediu demissão do Mengão após a surpreendente derrota para o Furacão. O Mengão abriu 2 a 0, mas levou quatro gols e provocou a ira da torcida, que pediu reforços e terminou sem um treinador. Na coletiva, Mano explicou o adeus.

— Conversei com os jogadores e depois com o Paulo Pelaipe. Estamos encerrando um ciclo. Senti no resumo do jogo hoje (esta quinta-feira) que não consegui passar para o grupo aquilo que penso sobre futebol. Quando não se consegue passar aquilo que pensa, é porque ele (treinador) tem de sair. Foi com essa visão que tomei essa decisão difícil, mas que julgo ser a mais correta para que o Flamengo trilhe outro caminho que não seja esse de permanecer mais próximo da zona de rebaixamento que da ponta de cima da tabela.

Tags:
Recomendado pelo Google: