header top bar

section content

Classificação do CSP para a Copa do Brasil 2013 não atende a regulamento

Apesar disto, CBF confirma que por ora vaga é do time paraibano, mas admite possibilidade de verificar o caso. Presidente do clube critica atitude

Por

12/03/2013 às 16h02

Faltando um pouco mais de 20 dias para o início da Copa do Brasil 2013, veio à tona uma polêmica sobre a participação do CSP no campeonato nacional, que seria a primeira de sua história. É que a classificação do time, via Copa Paraíba, não atende ao que diz o Regulamento Específico da Competição (REC), que obriga torneios seletivos a terem a presença de no mínimo quatro clubes da primeira divisão estadual. A CBF diz que até o momento a tabela segue inalterada, confirma o primeiro jogo entre CSP e Coritiba para o dia 4 de abril, mas admite a possibilidade de analisar melhor o caso.

A origem de todo o problema está no inciso 6º do Artigo 2º do REC, que trata justamente dos torneios seletivos estaduais para definir vagas na Copa do Brasil. Em um dos tópicos, o regulamento manda que pelo menos quatro equipes de primeira divisão estadual participem destas competições, mas no caso da Copa Paraíba de 2012 o CSP disputou apenas contra Botafogo-PB e Treze.

O Departamento de Competições da CBF revelou que o assunto de fato já chegou à entidade, mas o diretor de competições, Virgílio Elísio, demonstra certo desconhecimento sobre o caso e explica que não sabe de nenhuma parte interessada na vaga que tenha entrado com representação contra o CSP. Mas ao saber que a vaga do CSP não atende as especificações do regulamento, ele admite que vai verificar melhor o caso.

– Não estou sabendo de questionamentos contra a participação do CSP na Copa do Brasil. Mas se houver problemas, vamos verificar o caso – declarou Virgílio.

A reportagem procurou também a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, que se resumiu a dizer que "até o momento a segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil está confirmada para o CSP".

Em meio a polêmica, o presidente do Tigre, Josivaldo Alves, critica o fato de só agora o caso ser discutido, e explica que tudo isto pode comprometer toda uma preparação e todo um investimento do clube focado na Copa do Brasil.

– Não estou questionando o regulamento da Copa do Brasil. Mas este é o nosso calendário e todos os clubes paraibanos assinam e concordam em a Copa Paraíba dar vaga à competição. A Federação abriu para todos os times participarem, mas a gente não pode ser penalizado se alguns desistiram da disputa. A CBF já divulgou a tabela e é estranho que só agora, faltando uns 20 dias para a estreia, isto venha à tona e tire o foco dos jogadores. Alguns ficaram no time justamente por causa da competição – desabafou o dirigente.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: