header top bar

section content

Sonnen quer arbitrar revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman

Lutador revela que está entrando com aplicação para se tornar árbitro em Nevada, estado que sediará a luta, mas acha difícil que receba indicação

Por

16/08/2013 às 08h43

O lutador americano Chael Sonnen disse recentemente que, após sua luta contra Maurício Shogun no próximo sábado, pelo UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen, voltaria ao peso-médio (até 84kg), onde já enfrentou Anderson Silva duas vezes pelo cinturão e saiu derrotado em ambas. Imaginava-se que, com um novo campeão na categoria em Chris Weidman, ele estaria interessado em disputar o título novamente.

Todavia, Sonnen surpreendeu novamente nesta semana ao revelar que quer dividir o octógono com Weidman e Anderson – como árbitro da revanche entre os dois, marcada para o UFC 168, em 28 de dezembro.

O atual peso-meio-pesado (até 93kg) fez a revelação ao site americano "MMA Fighting". Sonnen contou que está solicitando licença de árbitro de MMA à Comissão Atlética do Estado de Nevada, responsável pela regulamentação dos eventos em Las Vegas, cidade que sediará o torneio.

– Estou mandando uma aplicação, vou tentar obter uma licença de árbitro e estou torcendo para arbitrar essa luta. Se eles me escalarem ou não, eu já arbitrei muitas lutas em outras jurisdições e estou tentando conseguir em Nevada – afirmou Sonnen, que, porém, admitiu que seria difícil ser escalado para arbitrar uma luta dessa magnitude.

– Conseguir o evento principal, acho que não. Vai ser difícil, a não ser que eu consiga trabalhar um evento ou dois em Nevada antes disso, e não sei como está a programação lá. Mas para arbitrar, acho que (consigo a licença) sim. Não vou fazer campanha. Há ótimos árbitros por aí, mas eu quero arbitrar. Tenho certeza que todos os outros árbitros também querem, mas eu estou colocando meu nome na lista.

Em seu site oficial, a comissão atlética de Nevada exige que os aplicantes à licença de árbitro tenham mais de 21 anos, não tenham sido condenados por nenhum crime e o pagamento de uma taxa de US$ 75 (R$ 175,60). Não há especificação de experiência necessária, embora o site forneça contatos de associações amadoras de boxe, kickboxing e MMA para interessados que necessitem de experiência. Dana White, presidente do UFC, comentou o desejo de Sonnen com o próprio "MMA Fighting" e disse que não gostaria que isso acontecesse.
– Se ele acha que Keith Kizer vai licenciá-lo como árbitro, ele é mais iludido do que eu achava – riu Dana.

Apesar de ter anunciado publicamente que desceria ao peso-médio após a luta com Shogun, Sonnen disse que sua intenção com isso era enfrentar Wanderlei Silva, contra quem vem pedindo uma luta há meses.

Quando perguntado se achava que poderia bater o vencedor de Weidman x Spider 2, o "Gângster Americano" falou como peso-meio-pesado e disse que seu foco era Jon Jones, atual campeão da categoria, que o derrotou no UFC 159, em abril.

– Eu apanhei do Jon Jones, mas apanhei de muitos caras e levou algumas tentativas para acertar. Enfrentei um cara chamado Trevor Prangley, perdi para ele como amador, perdi depois como profissional, e quando o enfrentei no UFC, finalmente tive minha mão levantada. No wrestling, foi a mesma coisa, perdi para um cara sete vezes no mesmo ano; o enfrentei no torneio nacional e o venci nas semifinais. Alguns caras levam algum tempo, e Jones foi bastante único. Posso diminuir esse buraco consideravelmente, mas tenho que voltar até ele – analisou.

Naquela luta, Jon Jones conseguiu um nocaute técnico nos segundos finais do primeiro round, e saiu do octógono com uma lesão no dedão do pé esquerdo. Se Sonnen tivesse aguentado mais um pouco e o round tivesse terminado, Jones provavelmente seria impedido de continuar e a vitória – e o título – passariam ao "Gângster Americano". Apesar disso, o lutador disse que jamais lamentou ter perdido essa chance, e admitiu que as derrotas para Spider doem mais do que a para Jones.

– As lutas contra Anderson me mantêm acordado à noite, a segunda mais do que a primeira, porque eu caí e não me levantei. Mas a luta contra Jones, não. Ele provou seu ponto no primeiro round e não tenho nenhum ressentimento. Se tivessem me dado o título, eu jamais me chamaria de campeão. Eu teria aceito o cinturão e ido embora, mas não me consideraria campeão – explicou.

No próximo sábado o Combate transmite, a partir de 17h (horário de Brasília), o "UFC Fight Night Combate – Shogun x Sonnen" ao vivo, na íntegra e com exclusividade. O SporTV transmite o card preliminar, e o Combate.com fará o acompanhamento de todo o torneio em Tempo Real.

Nesta sexta-feira, o Combate.com exibe a pesagem oficial do torneio em vídeo ao vivo às 17h.
UFC Fight Night Combate: Shogun x Sonnen

17 de agosto de 2013, em Boston (EUA)

CARD PRINCIPAL

Mauricio Shogun x Chael Sonnen
Alistair Overeem x Travis Browne
Urijah Faber x Iuri Marajó
Matt Brown x Mike Pyle
Uriah Hall x John Howard

CARD PRELIMINAR

Joe Lauzon x Michael Johnson
Brad Pickett x Michael McDonald
Conor McGregor x Max Holloway
Mike Brown x Steven Siler
Diego Brandão x Daniel Pineda
Manny Gamburyan x Cole Miller
Cody Donovan x Ovince St. Preux
Ramsey Nijem x James Vick

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: