header top bar

section content

Paraibanos conquistam 22 medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras

Com oito medalhas conquistadas nesta sexta feira (19), sendo cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze, a Paraíba fechou com saldo positivo a participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizadas em São Paulo. Contabilizando o quantitativo no geral desde o primeiro dia de disputa, a delegação paraibana somou 22 medalhas, batendo o […]

Por

22/10/2012 às 07h49

/Com oito medalhas conquistadas nesta sexta feira (19), sendo cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze, a Paraíba fechou com saldo positivo a participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizadas em São Paulo. Contabilizando o quantitativo no geral desde o primeiro dia de disputa, a delegação paraibana somou 22 medalhas, batendo o próprio recorde, que foi de 18, em 2011.

No último dia de competição, o atletismo brilhou com Joeferson Marinho, Felipe da Costa e Lucas da Costa, que conquistaram medalhas de ouro. Ainda na mesma modalidade, Guilherme Mateus e Priscilene Matias ficaram com a prata. Pelo goalball, as meninas ganharam a medalha de bronze, após derrotar o time do Pará pelo placar de 9 gols a 2, e na bocha, Itamara Galdino subiu no ponto mais alto do pódio. Já na natação Danielly Oliveira ganhou mais dois ouros.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Marco, destacou o excelente desempenho da Paraíba no evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Os paraibanos quebraram o seu recorde e isso é uma prova que o paradesporto no estado está em uma fase crescente. O Governo do Estado, que criou vários programas que envolvem a pessoa com deficiência diretamente ao esporte, vem fazendo sua parte e a prova está aí com as 22 medalhas, ficando na posição de número 10 entre os 27 estados que competiram”, disse José Marco.

/Os medalhistas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2012 foram: No atletismo, Joeferson Marinho e Elivelton Pinto, cada um com três; Maria Eduarda, Lucas da Costa e Felipe da Costa, ambos com duas medlhas. Na natação, o destaque foi para Danielly Oliveira, que conquistou três primeiros lugares e na bocha, Itamara Galdino, ficou com uma na bocha. Já as de prata, todas ficaram com o atletismo: Guilherme Mateus  levou duas e Priscilene Matias e Maria Eduarda, uma. No judô, veio o bronze de Davi Souza e o time feminino do goalball, que teve a artilheira do torneio, Rafaela Paulino, com 33 gols.

O professor Gilmar Araújo, dirigente da delegação paraibana, destacou o apoio do Governo do Estado por meio dos programas voltados para o esporte paralímpico. “Pelo segundo ano consecutivo, o Governo realizou os Jogos Paraescolares e a grande novidade está sendo o projeto Paraíba Paralímpica, que são escolinhas gratuitas de quatro modalidades para a pessoa com deficiência. Pode ter certeza de que a execução desses projetos colaboraram para quebrar o recorde paraibano de medalhas em uma competição como as Paralimpíadas Escolares Brasileras”, afirmou Gilmar.

A delegação paraibana ficou na décima colocação no quadro geral de medalhas. “De 27 estados participando, a Paraíba ficou na décima colocação o que é motivo de muita alegria. Foi uma participação gratificante e ainda mostrou o empenho dos nossos paraaltetas”, concluiu o chefe da delegação, Jean Klaud.

As Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2012 foram realizadas no período de 15 a 19 deste mês pelo CPB, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: