header top bar

section content

Santos ostenta favoritismo na Libertadores e inicia sonho do tri com Neymar

Neymar foi o destaque do Sul-Americano sub-20 e estreia pelo Santos em 2011 Não há momento melhor para Neymar voltar ao Santos do que o atual. A primeira partida do atacante em 2011 pelo alvinegro, após ser o personagem principal da conquista do Sul-Americano sub-20 pela seleção brasileira, é justamente a estreia santista na Libertadores, […]

Por

15/02/2011 às 09h21

src=http://e.imguol.com/esporte/futebol/2011/02/13/neymar-com-o-trofeu-de-campeao-sul-americano-1297573153308_615x300.jpg

Neymar foi o destaque do Sul-Americano sub-20 e estreia pelo Santos em 2011

Não há momento melhor para Neymar voltar ao Santos do que o atual. A primeira partida do atacante em 2011 pelo alvinegro, após ser o personagem principal da conquista do Sul-Americano sub-20 pela seleção brasileira, é justamente a estreia santista na Libertadores, nesta terça-feira, às 22h45min (de Brasília), contra o Deportivo Táchira, em San Cristobal, na Venezuela.

A presença do craque só reforça o favoritismo na competição. A eliminação do Corinthians, o retorno de Elano, o amadurecimento de Neymar, e a fase final do tratamento de Paulo Henrique Ganso, aumentam consideravelmente a responsabilidade do Santos.

Desde a conquista do bicampeoanto, em 62 e 63, as duas primeiras edições que disputou, o torcedor santista nunca sentiu a equipe tão preparada para a conquista do sonhado tri. A vaga para a competição foi conquistada com o título da Copa do Brasil na temporada passada. Desde então, o projeto visando à conquista da América foi montado.

“Temos o Léo, Durval, Jonathan, Dracena, Elano, gente experiente, e os meninos da seleção. Agora, tem que jogar bola. Entrar com a consciência de que na Libertadores são necessários muitos cuidados”, alertou Adilson Batista.

O treinador pede um Santos “catimbeiro” na competição. Afinal de contas, outra geração de “meninos”, a de Diego, Robinho & cia, também encantou o país, mas falhou no compromisso mais importante, o duelo final da Libertadores, em 2003, diante do Boca Juniors-ARG. Na época, o excesso de juventude, e a consequente inexperiência, pesou.

“Vejo semelhanças nas equipes. Em 2003, jogávamos de acordo com as características de cada jogador. Hoje, o Adilson está fazendo a mesma coisa. Ir mais longe do que conseguimos, só sendo campeão”, disse Elano, meia que, então aos 22 anos, esteve ausente das finais diante do Boca por conta de uma lesão.

Oito anos depois, o agora experiente Elano é um dos comandantes da molecada santista na busca pelo tri. O caminho tem início no grupo 5 da competição, também composto por Cerro Porteño-PAR e Colo Colo-CHI.

Para a estreia na Venezuela, Jonathan, Charles e Ganso, titulares na visão de Adilson, são desfalques, e são aguardados para o segundo jogo, diante do Cerro, na Vila, dia 2 de março.

Os desfalques são minimizados com o retorno de Neymar. Mesmo sem entrosamento com a equipe, e cansado após a disputa do Sul-Americano e a seguinte conexão Peru-Venuzela, o atacante teve a cadeira cativa assegurada pelo treinador.

“O Neymar é craque, jovem, não vai cansar. Vai melhor o ritmo de todos no time. Depois sim, ele precisa treinar, jogar, entrosar. Isso requer um tempo”, destacou Adilson.

Para não ser surpreendido, o treinador recrutou um material do Deportivo Táchira, cedido por um dos auxiliares técnicos, Marcelo Martelotte, e passou aos jogadores. A equipe venezuelana garantiu a vaga na competição ao conquista o Torneio Apertura na temporada passada.

A desinformação também passa longe no adversário. O treinador colombiano Jorge Luis Pinto demonstra conhecimento sobre os problemas defensivos do Santos.

“Nós respeitamos o Santos. Individualmente, têm jogadores com muita qualidade. Sabemos que atacando são muito perigosos, mas defendendo, são vulneráveis. Eles não são invencíveis”, disse o técnico.

src=http://e.imguol.com/esporte/futebol/2011/02/15/santos-realiza-treinamento-na-venezuela-1297738415011_300x230.jpg

Neymar participou do treinamento santista na noite desta segunda-feira no estádio estádio Polideportivo Pueblo Nuevo, local do jogo contra o Táchira. O jogador, acompanhado dos outros três santistas campeões do Sul-Americano sub-20, Alex Sandro, Alan Patrick e Danilo (da direita para a esquerda na foto), chegou a San Cristobal na tarde de segunda.

"Estou de volta à minha casa. Minha vontade é jogar pelo meu Peixe. Estava com muita saudade", disse Neymar, em entrevista gravada pela assessoria de imprensa do clube.

Neymar & cia deixaram Arequipa, no Peru, na manhã de domingo, fizeram uma escala em Lima, antes de chegaram em Caracas, no fim da tarde. A comissão técnica santista optou por mudar o roteiro, e obrigaram os jogadores a descansar na capital venezuelana antes de tomarem voo para San Cristobal, a 840 km de Caracas.

DEPORTIVO TÁCHIRA x SANTOS

Data: 15/02/2011, terça-feira
Horário: às 20h15 (22h45 de Brasília)
Transmissão: Sportv
Local: Pueblo Nuevo, em San Cristóbal (VEN)
Árbitro: Carlos Vera (ECU)
Auxiliares: Juan Cedeño (EQU) e Byron Romero (EQU).

Deportivo Táchira
Manuel Sanhouse; Jackson Clavijo, Andrés Rouga, Walter Moreno e Gerzon Chacón; Pedro Fernández, Diego Guerrero, Oswaldo Chaurant e Sebastián Hernández; Edgar Pérez Greco e Sergio Herrera
Técnico: Jorge Luis Pinto

Santos
Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Possebon, Róbson (Adriano) e Elano; Neymar e Maikon Leite (Zé Eduardo)
Técnico: Adilson Batista

SANTOS NA LIBERTADORES
1962 : Campeão
1963 : Campeão
1964 : 4° colocado
1965: 4° colocado
1984: 19° colocado
2003: Vice-campeão
2004: 5° colocado
2005: 8° colocado
2007: 3° colocado
2008: 7º colocado
 

UOL

Tags:
Recomendado pelo Google: