Estilo Mano: trabalho do técnico já está enraizado na Seleção Brasileira
Depois de período de treinamentos em Barcelona, Robinho fala que time está com a cara do treinador. Mano valoriza manutenção.
Mano Menezes foi chamado para assumir o comando da Seleção Brasileira e recebeu como principal missão dar uma cara nova ao time. Uma cara mais verde e amarela, cheia de alegria. No primeiro desafio, contra os Estados Unidos, ele começou bem. E agora, depois de período de treinos em Barcelona, os próprios jogadores já percebem o estilo Mano dentro de campo.
Não somente pelos berros que ele costuma dar à beira do gramado, até mesmo em um simples jogo-treino, como foi com o Barcelona B na última terça-feira, mas especialmente pelo desenho tático criado nas duas vezes em que reuniu o time.
– Temos evoluído a cada convocação, e o time está ficando com a cara do Mano. É uma equipe rápida na frente, mas sem ficar vulnerável atrás, com forte marcação – analisou Robinho, agora capitão e que é um dos quatro remanescentes do Mundial da África do Sul. Daniel Alves, Ramires e Thiago Silva são os outros.
A equipe com a cara de Mano Menezes tem sido desenhada no 4-3-3, no mesmo molde do Corinthians que fez sucesso no primeiro semestre de 2009 e do Santos, campeão paulista e da Copa do Brasil este ano. Por falar no Peixe, o técnico da Seleção Brasileira teve a preocupação de tentar manter ao máximo as características da formação com Paulo Henrique Ganso e Neymar, usada nos EUA.
Nesta semana de treinamentos em Barcelona, na qual ele só pode utilizar jogadores que atuam na Europa, Mano testou Hernanes na vaga de Ganso e colocou Carlos Eduardo no lugar de Neymar. A primeira opção não deu certo, e o treinador então escalou o garoto Philippe Coutinho. A mudança surtiu o efeito esperado.
– O principal da entrada do Coutinho no time é a manutenção da ideia tática. Eu até poderia colocar o Hernanes, como testei durante alguns treinos, mas isso sinalizaria uma mudança tática, e quero seguir mais tempo nessa linha. Estava na dúvida se funcionaria, mas parece que estamos no caminho certo – discursou Mano.
Na última terça-feira, o treinador testou esse esquema apenas no primeiro tempo do jogo-treino contra os reservas do Barcelona B. Deu certo, já que dois gols foram marcados. Na etapa final entraram os reservas e anotaram mais um, completando o triunfo da Seleção Brasileira por 3 a 0 sobre os catalães.
Do G1
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário