Na falta de goleadores, meias dominam artilharia do Brasileirão
Bruno César, do Corinthians, e Elias, do Atlético-GO, assumem o papel de armadores matadores em campeonato com pior média de gols
Goleadas? Artilheiros matadores? Futebol ofensivo? Nada disso prevaleceu no primeiro turno do Brasileirão de 2010. Com a pior média de gols desde o início da era dos pontos corridos (2,46 por partida), esta edição do campeonato ainda é marcada por outro aspecto curioso: os jogadores que mais vezes balançaram as redes adversárias não são atacantes, são meio-campistas.
Bruno César, do Corinthians, e Elias, do Atlético-GO, são os principais goleadores do Brasileirão, com nove gols. Ambos atuam como meias, armadores, e tiram de cena nomes que são esperados no topo da artilharia, como Kleber, Neymar, Diego Tardelli, Washington, Borges, Alecsandro, Fred, Ronaldo…
Fato que, historicamente, se torna ainda mais curioso: o último meia a encerrar o campeonato nacional como artilheiro foi ninguém menos que Zico, em 1982, pelo Flamengo (com 20 gols). Desde então os matadores foram todos atacantes, que apenas cumpriam a sua missão (Rodrigo Fabri, artilheiro de 2002 pelo Grêmio, é meia-atacante, mas atuou como avançado no time Tricolor na maior parte do campeonato). A semelhança do Galinho com os dois jovens? Apenas a liberdade de poderem jogar mais soltos, livres para avançar para o ataque, vindos de trás.
Do G1
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário