Itália perde e campeão da Copa 2006 não passa da 1ª fase – ainda bem
Vittek, duas vezes, e Kopunek botaram os eslovacos nas oitavas de final. Di Natale e Quagliarella descontaram para a Azzurra, que foi eliminada do Grupo F como última colocada. Não dá para negar que o segundo tempo de Eslováquia 3×2 Itália foi muito empolgante. Um dos melhores jogos da Copa, não pelo futebol apresentado, mas […]
Vittek, duas vezes, e Kopunek botaram os eslovacos nas oitavas de final. Di Natale e Quagliarella descontaram para a Azzurra, que foi eliminada do Grupo F como última colocada.
Não dá para negar que o segundo tempo de Eslováquia 3×2 Itália foi muito empolgante. Um dos melhores jogos da Copa, não pelo futebol apresentado, mas sim pela vontade de jogar, pela ânsia de fazer gols. Mas a garra apresentada pelos italianos nos dez minutos finais, quando marcaram dois gols, não foi suficiente para garantir o sucesso da Azzurra.
Mais tabus rompidos na Copa: pela quarta vez na história das Copas, a equipe campeã foi eliminada na primeira fase. No resultado mais chocante do Mundial da África do Sul até agora, a Itália perdeu por 3 a 2 para a Eslováquia no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, e caiu de forma humilhante quatro anos após ser tetra na Alemanha.
O resultado mancha a geração que foi campeã na Copa do Mundo de 2006. Buffon, Cannavaro, Pirlo, Gattuso e o técnico Marcello Lippi, entre outros, voltam para casa derrotados em um dos grupos considerados mais fáceis do torneio antes da competição.
Até agora apenas três seleções campeãs mundiais tinham sido eliminadas na primeira fase de uma Copa: a própria Itália, em 1950, o Brasil, em 1966, e a França, em 2002. E desde 1974, que a Itália não era eliminada na primeira fase. Com uma diferença, nesta edição ela não ganhou nenhuma partida. Nas outras em que não se classificou para a segunda fase (1950, 1954, 1962, 1966 e 1974) tinha ganho pelo menos uma partida.
Com o resultado, o Brasil se garante pelo menos até 2014 como o maior vencedor da história dos Mundiais. Isso ocorre porque, tirando os italianos, todas as outras seleções têm pelo menos dois títulos a menos que a seleção brasileira. Grazie a Dio, arrivederci italianos, só assim o Brasil respira aliviado, já que não corre mais o risco de perder o título único de Penta Campeão Mundial, ufa!
Josirleide Oliveira da Redação do Diário do Sertão
Com G1
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário